Foundation One

Testes genéticos permitem diagnóstico preciso e tratamento personalizado.
Exames permitem avaliar biomarcadores de câncer em tumores e no sangue.

O Foundation One é um teste genético avançado que avalia alterações em 324 genes e outros marcadores de câncer em tumores. O exame, lançado pela empresa americana Foundation Medicine em 2012, serve como uma ferramenta diagnóstica complementar e ajuda a determinar o melhor tratamento para cada caso de câncer.

Com o método de sequenciamento de nova geração, esse tipo de exame permite que a equipe médica desenvolva uma estratégia de tratamento individualizada de acordo com a genética do tumor. A quimioterapia, por exemplo, pode ser combinada com outras medicações direcionadas para o tipo de câncer específico, chamadas de terapias-alvo – o teste genético avalia a carga mutacional do tumor e a instabilidade de microssatélites, o que permite analisar os potenciais benefícios de imunoterapias.

Como funciona o Foundation One?

O Foundation One avalia de forma abrangente mutações genéticas germinativas (herdadas) ou somáticas (isto é, adquiridas) relacionadas ao câncer. O primeiro passo é remover partes do tumor, que serão enviadas ao laboratório e sequenciadas geneticamente. O teste é especialmente útil para pacientes com câncer em estágio avançado e com presença de tumores sólidos.

O sequenciamento de nova geração economiza tempo e dinheiro, porque analisa simultaneamente milhões de fragmentos de DNA. Assim, um único teste pode avaliar vários marcadores genéticos.

O propósito da testagem é investigar se o paciente pode se beneficiar de determinados tipos de tratamento e, em caso positivo, definir quais tratamentos se enquadram na lista.

Quando fazer esse teste?

Os tipos de câncer para os quais o Foundation One pode ser útil para o tratamento são:

FoundationOne Liquid CDx

A empresa Foundation Medicine também oferece a versão do teste que faz uma biópsia líquida, ou seja, a partir de uma amostra de sangue – o exame é o FoundationOne Liquid CDx, uma versão atualizada do antigo FoundationOne Liquid. O novo teste realiza um perfil genético de 324 genes, em comparação aos 70 que eram analisados no exame antigo.

A biópsia líquida é menos invasiva e permite fazer a avaliação genética de tumores cuja localização não permite biópsia, por exemplo. A técnica pode ser utilizada de forma complementar à biópsia tecidual clássica ou mesmo substituí-la.

O FoundationOne Liquid CDx já foi aprovado pelo U.S. Drug and Food Administration (FDA, equivalente norte-americano à Anvisa), e está disponível desde 2020 no Brasil. O exame também detecta biomarcadores moleculares de câncer.

Foundation One Heme

Outro tipo de exame, o, serve para avaliar a genética de neoplasias hematológicas – ou seja, que afetam o sangue – sarcomas ou tumores sólidos onde o sequenciamento de RNA é desejado. O perfil genético detecta alterações genômicas e permite classificar de forma específica o câncer, bem como identificar o curso de tratamento mais adequado.

Matérias relacionadas

Referências