Sangramento Retal: Quando se preocupar e o que fazer

O que é o sangramento retal?

Ver sangue no vaso sanitário ou no papel higiênico após evacuar pode ser muito assustador, mas é importante saber que na maioria dos casos não se trata de algo grave. O sangramento retal é o aparecimento de sangue que vem do ânus ou da parte final do intestino.

Quando devo procurar ajuda médica?

Procure seu médico sempre que notar sangue nas fezes ou sangramento retal, mesmo que seja pouco. Embora muitas vezes a causa seja simples, apenas um profissional pode determinar exatamente o que está acontecendo.

Procure atendimento médico mais urgente se você apresentar mudanças no hábito intestinal como diarreia ou prisão de ventre que não melhoram, dor abdominal intensa, sensação de muito cansaço ou fraqueza, ou sangramento abundante.

Principais causas do sangramento retal

Causas mais comuns (Benignas)
  • Hemorroidas são vasos sanguíneos inchados no ânus ou reto que podem causar sangramento vermelho vivo, geralmente sem dor, coceira, desconforto ao sentar e sensação de inchaço na região.
  • Fissura Anal é uma pequena ferida no ânus que pode causar sangramento vermelho vivo, dor intensa durante e após evacuar, e sensação de queimação ou corte.
Causas que requerem mais atenção
  • Pólipos no Intestino são pequenos crescimentos que podem causar sangramento parecido com hemorroidas, se transformar em câncer se não tratados, mas podem ser removidos com segurança quando detectados precocemente.
  • Câncer Colorretal, embora seja menos comum, pode causar sangramento e tem melhor prognóstico quando descoberto cedo. Pode ser confundido com hemorroidas e é mais comum após os 45-50 anos.

Outras causas possíveis

O sangramento retal também pode ser causado por inflamação do intestino (colite), doença diverticular, úlceras no reto ou problemas nos vasos sanguíneos do intestino.

Como é feito o diagnóstico?

Seu médico investigará a causa através de uma conversa detalhada sobre o sangramento, incluindo perguntas sobre a cor, quantidade e frequência do sangue, sintomas associados e histórico familiar de câncer intestinal.

O exame físico inclui a inspeção da região anal e o exame retal com o dedo, que é rápido e geralmente indolor.

Quando necessário, podem ser realizados exames especializados como a anuscopia (exame do canal anal com instrumento pequeno), sigmoidoscopia (exame da parte final do intestino) ou colonoscopia (exame completo do intestino grosso).

Não ignore o sangramento, mesmo que seja pouco, pois sempre é importante procurar orientação médica. A maioria das causas é benigna, sendo hemorroidas e fissuras muito comuns e com tratamento disponível. O diagnóstico precoce salva vidas, especialmente quando há causas mais sérias, pois o tratamento é mais eficaz se iniciado cedo. Cada caso é único, então o médico definirá os melhores exames para sua situação específica.

Para manter a saúde intestinal, mantenha uma dieta rica em fibras, beba bastante água, pratique exercícios regularmente, não force muito durante a evacuação e faça os exames de prevenção recomendados para sua idade.

Oncologista em São Paulo - Dr. Hugo Tanaka

Dr. Hugo Tanaka
Oncologista Clínico
CRM 163241 | RQE 100689 – Oncologia Clínica

Oncologista clínico e pesquisador atuante em São Paulo, com sólida formação acadêmica que inclui doutorado e mestrado em oncologia clínica e atendimento multidisciplinar.
Especialista certificado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), desenvolve práticas médicas integradas com foco em atendimento humanizado e ágil, sempre baseado em diretrizes internacionais.

Matérias relacionadas

Referências

Olá! Para mais informações, preencha seu nome e e-mail para iniciar uma conversa.